ImagiMaker na UFPR

ImagiMaker Apresentou duas oficinas no evento Meninas nas Exatas: por elas para todos

Em 11 de fevereiro a UFPR realizou um evento para promover maior participação de mulheres nas ciências exatas. O evento contou com diversas atividades como palestras, oficinas, minicursos e visitas pelo campus politécnico. As atividades foram oferecidas pelo departamento de exatas e parceiros da universidade. A ImagiMaker não podia ficar fora dessa!!!

“O evento é importante para discutir as questões de gênero e divulgar as Ciências.” Segundo Ximena Mujica, professora do Departamento de Matemática da UFPR, as atividades foram na área de exatas, mas vão além disso. A ideia era abordar questões ligadas a gênero: “Coisas do dia-a-dia feminino dentro de um ambiente tido como masculino. Que barreiras enfrentamos desde cedo, e mais importante, buscamos formas de superar tais barreiras”, explica.
Trecho retirado do endereço http://www.exatas.ufpr.br/portal

Meninas nas exatas
ImagiMaker na UFPR

Oficinas promovidas:

Gamificando com Scratch

Uma oficina para o desenvolvimento de jogos de baixa complexidade com foco na transposição didática a partir da gamificação do conteúdo. A oficina passa noções básicas da linguagem de programação Scratch e trata de algumas aplicações que a linguagem pode ser empregada dentro de sala de aula, como por exemplo em conjunto com a placa de prototipagem micro:bit.

Indústria 4.0 e Sustentabilidade

A oficina trata assuntos relacionados as ODS (Objetivo de desenvolvimento sustentável) e busca utilizar conceitos da Indústria 4.0 para trazer soluções inovadoras para problemas da atualidade. Os participantes são desafiados a solucionar um problema relacionado a sustentabilidade utilizando a automatização de placas, motores e sensores onde irão planejar, montar e programar um robô para prototipar sua ideia usando um dos melhores kits de robótica educacional disponíveis no mercado, o LEGO® MINDSTORMS® Education EV3.