Que ações podemos propor para desenvolver projetos ecológicos e sustentáveis de forma inovadora

Projeto Capitão Planeta

Esse projeto foi desenvolvido por Ana Pscheidt professora de oficinas tecnológicas, Talita Politta professora de ciências aplicadas e
Jessica Gustman professora de lingua inglesa.

Os alunos foram apresentados a conceitos complexos relacionados a sustentabilidade, ODS, reciclagem, impactos ambientais entre outros. E foram desafiados a inovarem, criando projetos, produtos ou técnicas para solucionar problemas da atualidade.

A atividade desenvolvida na disciplina de Inglês possuiu o objetivo de instigar os alunos a desenvolver produtos, de uso rotineiro, que evitassem o consumo de produtos industrializados evitando assim a utilização de embalagens plásticas e de isopor que geram muitos resíduos e prejuízos ao ambiente bem como a ingestão de excessos de produtos químicos. 

No que se refere às disciplinas de Ciências Aplicadas e Oficinas Tecnológicas a proposta era: pensar e criar algo que trouxesse impactos positivos ao ambiente. A primeira parte do trabalho foi buscar explicações a cerca do que é impacto ambiental – positivo e negativo e depois pesquisar exemplos desses impactos no colégio, no bairro e na cidade. Após esse levantamento, em equipe, os alunos começaram a pensar e organizar ideias de possíveis soluções para reduzir os impactos ambientais.

É importante ressaltar que o projeto desenvolvido deveria, além de trazer melhorias ambientes, responder ao desafio que era “Que ações podemos propor para desenvolver projetos ecológicos e sustentáveis de forma inovadora?” Dessa forma, estabelecido os critérios de elaboração do trabalho, as equipes receberam algumas aulas ao longo do trimestre para a execução do trabalho.

E em 11 de maio de 2017 os alunos apresentaram seus resultados em uma mini feira de projetos. A exposição de ideias contou com a apresentação de trabalhos de 9 equipes.

Publicação e apresentação oral

4th Responsible Management Education Research Conference

Os resultados de toda essa ação foram muito positivos. O projetos criados pelos alunos ganharam visibilidade, e nosso trabalho reconhecido sendo selecionado para apresentação oral no evento internacional 4th Responsible Manangement Education Research Conference.

Acesse a publicação aqui

Soluções criadas pelos alunos durante o projeto

Os estudantes demonstraram amplo envolvimento para a elaboração, execução e apresentação dos trabalhos e projetos.
As equipes conseguiram buscar exemplos bastante diversos de como trabalhar a sustentabilidade e como minimizar os impactos ambientais negativos
Observou-se que os alunos saíram de uma zona de senso comum nas discussões sobre sustentabilidade e avançaram para debates e discussões com um senso crítico,
Conheça abaixo algumas das soluções criadas por nossos alunos durante o desenvolvimento do projeto.

Pensando limpo -. Trabalho pensado para diminuição no uso de papel e a confecção de papel reciclável.

Água, o retorno –  Captação da água da chuva e utilização desta para o uso doméstico, no banheiro; a água usada no banho seria reutilizada nas descargas do vaso sanitário.

O retorno, uma beleza natural – linha de cosméticos naturais .

Menos prejuízo e mais juízo – Confecção de sabonetes com óleos usados.

Naturalle, repelentes naturais



Água quente cuca fria – Aquecimento da água que irá para o chuveiro da casa utilizando energia solar.

Descarte consciente – Organizar uma campanha para o descarte correto de medicamento e o esclarecimento dos prejuízos de descarte incorreto.

Hidratante capilar com óleo de cozinha

Descarte de óleo – Descarte correto do óleo de cozinha usado e possíveis opções para o reuso.

Water box – Confecção de uma cisterna que elaborada com pneus sem utilização, para captação da água da chuva.